Viscossuplementação

A queixa de dor e desconforto nos joelhos é frequente em nossa clínica. Após avaliação adequada, alguns diagnósticos podem se beneficiar de um tratamento cada vez mais acessível e eficaz para alívio das dores e aumento da qualidade de vida: a viscossuplementação com ácido hialurônico.

O que é a viscossuplementação

A viscossuplementação com ácido hialurônico funciona como um lubrificante da articulação afetada pela artrose (desgaste da cartilagem de revestimento), além de ter ação anti-inflamatória. Através destas duas formas de ação, busca alívio dos sintomas e a melhora da fisiologia da cartilagem. Além disso, o ácido hialurônico pode ser uma opção para postergar uma cirurgia mais agressiva, como prótese do joelho. A aplicação do ácido hialurônico é um procedimento simples, realizado na clínica, com anestesia local. O paciente pode voltar para as suas atividades diárias geralmente no mesmo dia, e retomar atividades físicas após poucos dias. A durabilidade e eficácia da viscossuplementação no joelho varia conforme o grau da doença articular e demanda de cada paciente. Pode ser repetida após algum tempo, dependendo dos sintomas e evolução da lesão.

Mais sobre Artrose dos Joelhos

Artrose nada mais é do que o “desgaste” das cartilagens de revestimento articulares. A consequência deste desgaste é a perda de da flexibilidade dos joelhos e dor, devido ao aumento do atrito e à fatores inflamatórios decorrentes do mesmo. A viscossuplementação diminui a dor nos casos de artrose leve e moderada, sendo muito bem indicada para os casos que a prótese de joelho ainda não está indicada ou não é desejada pelo paciente.
Então, com a evolução dos tratamentos, cada vez mais temos alternativas a melhorar a qualidade de vida dos pacientes com dores nos joelhos, sendo que cada caso deve ser avaliado individualmente com o auxílio dos nossos médicos.


Dr. Joel Westphal Corrêa – Cirurgião do Joelho e Ombro
CREMERS 28.033 – RQE 18.740